07 novembro 2010

Campeonato Nacional de Não Seniores 2010/2011

1ª ZONAL
Os atletas não seniores, jogaram no dia 16 de Outubro a Zonal de apuramento, onde se apuram 2 atletas por cada escalão, que irão participar na prova principal, a qual reúne os 16 melhores a nível nacional, quinze dias depois. Este torneio ficou marcado pelos bons desempenhos de Rafael André (sub 15) e Gonçalo Ribeiro (sub 19). Este último ficou a um lugar do apuramento directo, ao ficar em 3º lugar da prova de singulares. Rafael André terminou em 4º lugar.
Apesar de ficarem mais longe dos lugares de apuramento, os atletas Nuno Tavares, Sílvio Andrade, Joana Sampaio e Manuel Monteiro, fizeram um bom torneio.

1ª JORNADA DO CAMPEONATO NACIONAL DE NÃO SENIORES
Na prova principal do Campeonato Nacional de não seniores estiveram presentes três atletas do GDS, Ana Tavares, Joana Sampaio e Nuno Tavares. Apenas a primeira estava apurada na prova de singulares devido à boa posição no ranking da época passada. Nesta prova, Ana defrontou a 2ª cabeça de série do torneio e ficou provado que se conseguir melhorar a sua condição física, poderá jogar de igual para igual com as atletas de topo. Na prova de pares, Joana Sampaio e Ana Tavares venceram a primeira partida em dois sets contra as atletas algarvias de Areias de São João, graças à forma séria e determinada com que encararam o jogo, o que se traduziu, segundo o treinador Bruno Faustino, no seu melhor jogo até à data.
Quanto a Nuno Tavares, participou na prova de pares com um atleta da ESMA, e foram derrotados no primeiro encontro, fruto da falta de entrosamento com o seu parceiro, o que originou alguns erros tácticos na transição defesa-ataque. Contudo, em termos individuais, Nuno demonstrou elevadas capacidades técnico-tácticas, que fazem dele um bom jogador de pares.

04 novembro 2010

1ª Jornada do Campeonato Nacional de Seniores

Realizou-se no passado fim-de-semana nos dias 23 e 24 Outubro, no Centro de Alto Rendimento nas Caldas da Rainha, a 1ª Jornada do Campeonato Nacional de Seniores 2010/2011.

Na categoria B, o atleta Alexandre Marquês, teve uma tarefa bem complicada com quase todas as partidas a serem jogadas a 3 sets, chegando até aos ¼ de final, partida esta bem disputada até ao limite. Nos pares, o atleta do GDS, teve como seu parceiro um atleta do CAD, bastante mais novo e com pouca experiência nesta categoria, e isso foi o reflexo da qualidade de jogo demonstrada ao longo da partida. Nos pares mistos, a coisa foi bem mais difícil, o atleta do GDS e a sua parceira, atleta do CREA, jogaram contra o par vencedor da prova, o par da CHEL, Pedro Martins e Ana Moura (Internacionais Portugueses).

Na categoria C, o regressado Bruno Vaqueiro, ausente dos courts quase um ano, devido a lesão grave no joelho esquerdo, regressou em grande força, conseguindo chegar à final e ganhar esta com uma brilhante vitória, não sofrendo qualquer contestação. Nos pares, as coisas não foram fácies para o atleta do GDS e o seu parceiro do CSM que acabaram por perder na 1ª partida, num jogo muito inconstante. A salientar ainda que nesta categoria falta o nosso atleta Bruno Faustino, que se encontra lesionado do ombro direito e que esperamos que recupere a tempo de jogar a 2ª jornada.

Na categoria D, o atleta do GDS, José Tavares, apesar de ter perdido nos 1/16 de final, o singular e nos 1/8 de final, teve uma boa prestação, melhorando em alguns aspectos face ao ano anterior.

Podemos concluir que esta jornada inaugural foi bastante positiva, levando os atletas a trabalhar mais, de forma a melhorarem os seus resultados, o que não vai sendo fácil devido ao nível que todos praticam e com condições muito melhores. Vale sim, pela raça, pela força de vontade e pelo convívio.