13 novembro 2009

CAMPEONATO NACIONAL DE BADMINTON

NÃO SENIORES

Está jogada a 1ª jornada do Campeonato Nacional de Badminton.

Esta época, o campeonato nacional de não seniores tem um novo formato, segundo o qual os atletas terão de ser apurados por zonas, de um total de 6 zonas (4 continentais e 2 ilhas). Deste modo, são apurados dois atletas por zona (12 atletas), 2 por ranking e até 4 por Wild card, correspondendo a um máximo de 16 atletas nas provas principais do Campeonato Nacional.

O NBGDS integrou a zona sul, da qual fazem parte clubes fortes como o SFRUA, a CHEL, Santiago do Cacém, entre outros.

As atletas Ana Tavares e Joana Sampaio, do escalão de sub 15, foram apuradas directamente sem ter de realizar a Zonal em Portimão, devido às suas posições no Ranking Nacional da época transacta.

Quanto aos atletas masculinos, apenas Gonçalo Ribeiro estava inscrito para a primeira zonal e tinha a difícil tarefa de ficar entre os dois primeiros lugares do pódio, de um total de nove atletas. Com efeito, o Gonçalo deu tudo o que tinha na fase de qualificação, vencendo um do seu grupo e perdendo outro, ficando assim em 2º lugar do grupo, não conseguindo chegar à fase final. Esta zonal acabou por ser dominada pelos atletas da CHEL, como era esperado.

Assim sendo, na 1ª jornada do Campeonato Nacional apenas participaram as atletas Ana Tavares e Joana Sampaio. Na prova de singulares, Joana Sampaio foi eliminada na primeira ronda mas teve uma boa prestação, demonstrando determinação e “garra”, perante uma adversária que esteve melhor, pois falhou menos. Quanto a Ana Tavares, teve mais sorte, passando a primeira fase sem jogar, por falta de comparência da adversária, que era nada mais nada menos que uma das cabeças de série. No segundo encontro, perante uma das finalistas do torneio, falhou batimentos que normalmente não falha, arriscando demasiado, situação que corrigiu no 2º set, tornando o jogo mais equilibrado, mas acabando por perder o encontro por 0-2, não atingindo assim as ½ finais.

Na prova de pares encontraram logo no primeiro jogo as vencedoras do torneio, um par da Madeira, perdendo por 2-0. Neste jogo foi possível ver claramente a diferença entre os cinco treinos semanais, muitas vezes bidiarios, das madeirenses, perante os dois treinos e ½ semanais das nossas atletas, que contudo não viraram as costas ao jogo e tentaram dar o seu melhor. Parabéns meninas!


SENIORES

No escalão de seniores, apenas José Tavares esteve presente na 1ª jornada do Campeonato Nacional, devido a atrasos dos restantes atletas na revalidação da inscrição na Federação Portuguesa de Badminton.

Este nosso atleta foi eliminado no primeiro encontro mas nota-se uma significativa melhoria na qualidade do seu jogo, ganhando maior consistência e confiança, o que lhe permitiu diversificar as soluções para cada jogada.


O NBGDS NÃO PÁRA DE CRESCER!!!

O desejo dos técnicos do NBGDS de aumentar o número de jovens a praticar esta modalidade tem sido concretizado a pouco e pouco. Só no inicio desta época entraram 7 novos atletas e ainda mal começou. Contudo, o espaço é cada vez mais pequeno…

Os responsáveis do NBGDS dão as boas vindas a todos os novos atletas!

Ana Tavares e Joana Sampaio

Sem comentários: