O Núcleo de Badminton do Grupo Desportivo de Sesimbra informa que os seus atletas não seniores, lamentavelmente, vão deixar de participar nas provas do Campeonato Nacional de Badminton.
Esta decisão deve-se unicamente ao facto de na corrente época o Núcleo não ter tido o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, apoio esse vital para a sobrevivência do mesmo, uma vez que o Grupo Desportivo de Sesimbra apresenta grandes dificuldades em apoiar a nossa modalidade.
De salientar que até ao momento tem sido quase sempre os atletas e técnicos a garantir a participação nas diversas competições. Porém, foi atingido o ponto em que os técnicos tiveram de suportar os custos financeiros destas participações, tornado a situação insustentável.
Os atletas Seniores continuarão participar nas Provas do Campeonato Nacional, pois são estes que suportam todas as despesas (inscrições na Federação Portuguesa de Badminton, deslocações, alimentação, estadia, equipamento desportivo, etc.), desde a formação do Núcleo em 2005. De referir ainda que cada atleta sénior gasta algumas centenas de euros por época para representar o Grupo Desportivo de Sesimbra.
Sabemos que o País atravessa um mau momento, o que se reflecte na Câmara Municipal de Sesimbra e por consequência no Grupo Desportivo de Sesimbra. Mas a “crise” sempre esteve presente no badminton em Sesimbra.
O transporte fornecido pela Câmara Municipal de Sesimbra à maioria das modalidades, é por norma recusado ao Badminton. Curiosamente, numa altura em que o núcleo solicitou transporte à Junta de Freguesia do Castelo, esta entidade enviou um “orçamento” de algumas centenas de euros.
Face ao exposto, os responsáveis pela secção não têm alternativa senão "congelar" a participação dos não seniores nas provas oficiais para o Campeonato Nacional.
Resultados da 3ª Jornada de Não seniores
Sendo esta provavelmente a última prova a contar para o Campeonato Nacional é uma boa altura para realizar o balanço global dos resultados desportivos dos nossos atletas. Apesar de na última zonal não ter havido atletas apurados na categoria de singulares, Nuno Tavares, Joana Sampaio e Ana Tavares apuraram-se para a prova nacional na categoria de pares. Todavia, as duas atletas não puderam estar presentes devido a doença.
Paralelamente, o nosso atleta Nuno Tavares e Pedro Guerreiro (CDMB) em Sub 17, conseguiram o apuramento para a prova nacional na categoria de pares, tendo mesmo chegado às ½ finais da prova ao eliminarem na 1ª fase um par cabeça de série. Foram eliminados nas ½ finais por 21-16 e 21-17, o que é um excelente resultado para dois jogadores que não treinam juntos e que fizeram parceria pela primeira vez.
A expectativa era alta para Rafael André e Sílvio Andrade (sub 15) face aos resultados da última jornada em que o primeiro conseguiu o apuramento para a prova nacional. Desta feita, nenhum conseguiu o apuramento mas ambos fizeram óptimos jogos, disputados até ao último ponto.
Quanto a Manuel Monteiro e Rodrigo Montês, mostraram que são atletas que podem fazer mais e melhor se continuarem a trabalhar nos treinos de modo empenhado e concentrado.
Ranking Nacional de não seniores
Sub 15
Ana Tavares - 17º
Joana Sampaio – 19º
Rafael André – 23º
Sílvio Andrade - 26º
Manuel Monteiro – 42º
Rodrigo Montês - 60º
Sub 17
NunoTavares – 24º
Sub 19
Gonçalo Ribeiro – 29º