No passado dia 10 de Abril realizou a Zonal de apuramento para a 5ª jornada do Campeonato Nacional de não seniores em Santiago do Cacém. O Núcleo de badminton do Grupo Desportivo de Sesimbra marcou presença com 6 atletas. Convém recordar que neste torneio são apurados dois atletas de cada escalão para participar no Campeonato Nacional que se realiza quinze dias depois. Assim são apurados 16 atletas a nível nacional, dois de cada uma das 6 zonas em que o país está dividido, entre continente e ilhas. Em suma, na prova principal do Campeonato Nacional apenas estão presentes dezasseis jogadores.
Com efeito, Mafalda Tavares e Joana Sampaio são as únicas atletas do NBGDS apuradas para a prova principal de singulares, uma vez quer na categoria de pares qualquer atleta federado pode participar.
Quanto aos atletas masculinos, o destaque vai para Nuno Tavares (sub 17) que ficou em terceiro lugar na Zonal, a uma posição do apuramento. O Nuno ganhou os dois jogos do seu grupo, tendo eliminado o seu colega de equipa Gonçalo Ribeiro e um dos cabeças de série da prova, passando à fase final onde teve que defrontar o primeiro cabeça de série, Luis Cardoso, e o vencedor do outro grupo. Neste último e decisivo encontro, Nuno perdeu ao 3º set, principalmente devido ao cansaço, depois de 4 partidas muito intensas.
Nos restantes escalões, Silvio Andrade (sub 13) e Andrei Lucian (sub 17) venceram um dos dois encontros da primeira fase, não passando por isso para a fase final, para a qual passam apenas os vencedores de cada grupo.
Quanto a Rafael André (sub 15) e Tiago Silva (sub 19) perderam as suas partidas perante atletas mais fortes mas deram uma boa réplica. O Rafael, cuja prova era a eliminar, perdeu ao fim de 3 sets perante um dos favoritos à vitória do torneio.
O treinador da equipa, Bruno Faustino, faz um balanço muito positivo desta época que terminará oficialmente dentro de pouco mais de um mês, uma vez que a maioria destes atletas têm menos de um ano enquanto atletas federados e têm conseguido alguns resultados que perspectivam um futuro promissor.