20 dezembro 2009

Campeonato Nacional - 2ª Jornada

Não seniores

Realizou-se no passado fim-de-semana de 28 e 29 de Novembro, na localidade do Bombarral a 2ª jornada do circuito nacional de não seniores, desta feita, e contrariamente ao que tinha acontecido com o último torneio de seniores, as condições de prática primaram pela excelência, num pavilhão com excelentes condições, todos os atletas presentes realizaram os seus jogos em condições optimais e sem quaisquer condicionalismos de piso escorregadio ou ambiente adverso. O NBGDS esteve presente com as suas atletas sub 15, Ana Tavares e Joana Sampaio.

Relativamente aos jogos, a Ana Tavares acusou um pouco o peso da responsabilidade (principalmente no 1º set) de jogar com uma adversária muito bem colocada no ranking nacional. No 2º set melhorou um pouco mas acabou por ser vencida por 2-0; no que diz respeito ao 1º jogo da Joana, disputou-o arduamente com a sua adversária, tendo no 3º set vencido com algum à vontade.

No 2º jogo de singulares, a Joana apesar de jogar, desta feita, com uma jogadora com um nivel de jogo superior, deu bastante replica à adversária madeirense, tendo no entanto sido vencida com um resultado cuja margem de diferença (21-13 no 2º set) não foi proporcional, às diferenças de jogo entre as duas jogadoras.

No jogo de pares, as adversárias do BCB (Badminton Clube de Braga) eram perfeitamente acessíveis às nossas atletas, caso tivessem estado no seu melhor nível. Este jogo caracterizou-se por uma performance irregular, tendo estas, somente no final do jogo e já com um resultado de alguma forma irrecuperável, demonstrado um nível de jogo que se tivesse existido desde o princípio do mesmo, o resultado final, estamos crentes, teria sido outro, ou seja, favorável à nossa equipa.

No entanto, vamos continuar a trabalhar no sentido das nossa jovens jogadoras aprenderem a lidar mehor com a pressão/responsabilidade da competição para que num futuro próximo joguem mais desinibidas e soltas para desta forma conseguirem dar o seu melhor.

Seniores

No escalão de seniores B, os resultados obtidos não foram os desejados mas ao nível que os nossos atletas se encontram é difícil fazer melhor. Alexandre Marquês e Bruno Vaqueiro foram eliminados na primeira ronda mas este último bateu-se muito bem perante um adversário forte e consistente enquanto Alexandre Marquês, com um desempenho abaixo das suas potencialidades, acabou por perder o encontro para André Fabião da Académica de Coimbra.

Quanto a Bruno Faustino, no escalão C, esteve muito bem neste primeiro torneio, ao vencer os três primeiros encontros com grande segurança, eliminando mesmo um dos cabeças de série, tendo sido afastado apenas nos ¼ de final pelo vencedor do torneio, o Nuno Sá.

José Tavares, no escalão D, realizou um jogo bem disputado contra um cabeça de série, logo no primeiro encontro. Continua a demonstrar que pode fazer melhor nos torneios pois ainda não conseguiu, em provas oficiais, estar ao nível do seu desempenho nos treinos.